A guitarra romântico ( 1790-1830 ) é o ultimo estágio da evolução do violão que por volta de 1860 ganhou o formato ao qual o
conhecemos hoje. Surgiu por volta de 1790 sendo uma evolução da guitarra barroca de 5 pares de cordas. A mudança foi apenas retirar
os pares e inserir uma corda mais grave no bordão dando ao instrumento 6 cordas simples. A guitarra romântica levou a um tipo
diferente de violão na Espanha: foi o luthier Antônio de Torres, que pode ser visto como o precursor imediato do moderno violão clássico .
História
A primeira guitarra encordoadas com cordas simples, em vez de pares de cordas era uma guitarra construída por Ferdinando
Gagliano em 1774, em Nápoles. Esta guitarra, exibida no museu Heyer em Colônia, mostrou algumas diferenças principais entre a
guitarra barroca e que viria a se tornar o violão clássico. Por exemplo, ele tinha 5 cordas simples, embutidos trastes de metal
no braço que era longo (11 trastes onde o braço da guitarra encontrou o corpo) em relação ao comprimento da corda, e uma
acentuada forma em "8" na cabeça aonde fical as tarrachas. Nesse "elo perdido" faltava somente uma sexta corda. O primeiro
violão seis cordas existente foi construído em 1779 por Gaetano Vinaccia ( 1759 - depois de 1831 ), em Nápoles, Itália. A família
de luthiers Vinaccia é conhecida por desenvolver o bandolim. Esta guitarra foi examinada e não mostra sinais indicadores de
modificações no cavalete com a intenção de tornar um par de corda em uma corda simples. Autenticidade de guitarras antes
da década de 1790 é, muitas vezes posta em questão. Isto também corresponde a quando o método de 6 cordas Moretti que
apareceu em 1792. A França também começou a produzir guitarras de seis cordas simples na mesma época, e alguns anos depois
a Espanha começou tambem. As guitarras italianas, francesas, espanholas de seis cordas se diferenciavam do violão barroco em
mais ou menos da mesma maneira. Para além das diferenças apontadas no violão, a guitarra gradualmente tinham curvas mais
pronunciadas e um corpo maior, a ornamentação foi um pouco contida e foi colocado principalmente em torno das bordas do corpo
e da boca do tampo. Rosetas decorativas cobrindo a boca do tampo também foram removidas para permitir mais volume. Os trastes
do instrumento foram mudados (ébano primeiro ou marfim, em seguida, metal), e as tarrachas de madeira foram mais tarde
substituídos por máquinas de afinação de metal.
Técnica
A abundância de livros instrutivos neste período revela que não havia nenhuma maneira padrão para tocar o instrumento.
Eles usavam técnicas tradicionais antigas, como por exemplo a mão direita apoiada sobre o tampo. O guitarrista
espanhol Nicario Juaralde advertiu contra a técnica de descansar o dedo mínimo sobre o tampo em prol da liberdade mão direita.
Principalmente o polegar e os dois primeiros dedos foram usados para tocar as cordas do século 19
( permitindo a volta dos dedos após a nota ser tocada) era tipicamente usado. Devido ao estreito
braço, o polegar da mão esquerda foi usado por alguns guitarristas para tocar notas na sexta corda, no entanto Sor menciona
esta técnica negativamente em seu método. Sor sugere que o polegar da mão esquerda deve, antes, ser centrado no braço. Guitarras
românticas foram frequentemente usados com correias para que o músico ficasse em pé, e Dionysio Aguado inventou
um "tripodion", sua própria invenção, para a performance do instrumento. Ao contrário dos guitarristas de hoje mais clássicos,
os guitarristas da época foram divididos quanto à possibilidade ou não usar as unhas. Fernando Sor, por exemplo, não, enquanto o seu
compatriota, Aguado, fez usá-los. Aguado também foi o primeiro guitarrista a defender uma relação descontraída entre o
músico e instrumento. Seu método encoraja o músico recostado á cadeira, com os dois pés firmemente no chão ao invés de
usar um banquinho.
Compositores notáveis
Compositores e guitarristas.
Antoine de Lhoyer ( 1768 - 1852 )
Ferdinando Carulli ( 1770 - 1841 )
Fernando Sor ( 1778 - 1839 )
Mauro Giuliani ( 1781 - 1829 )
Johann Kaspar Mertz ( 1806 - 1856 )
Giulio Regondi ( 1822 - 1872 )