É a guitarra do período do Renascimento, com cordas de tripa. De tamanho menor que a guitarra atual, tinha um corpo mais
estreito e a curvatura das ilhargas era menos acentuada, formato que sensivelmente se manteve até o séc. XIX. Possuía
quatro ou cinco ordens de cordas duplas.
A guitarra renascentista teve apenas 4 cursos de cordas: o primeiro era geralmente única e em pares nas outras três. As
suas dimensões eram bastante pequenas, sendo que o comprimento da corda do instrumento foto é de 50 cm. Baseia-se a
gravura nas páginas de títulos dos livros de guitarra de Guillaume Morlaye e Gorlier Simon (1551-1553, Paris).
Durante o Renascimento, a guitarra pode muito bem ter sido usado como acontece muitas vezes hoje, para fornecer
um acompanhamento simples tocada por um cantor ou um pequeno grupo musical. No entanto, havia também diversas
coleções de música significativas publicadas durante o século XVI. Algumas fontes importantes impressos estão listados abaixo:
-
Tres Libros de Mvsica en Cifras parágrafo vihvela. En el primero ay mvsica facil y dificil en fantasias: y ComPosturas: y Gallardas:
-
y AlGunas fantasias pora guitarra. En el primero y ay mvsica facil dificil en fantasias: y ComPosturas: y Gallardas: y AlGunas
-
fantasias pora guitarra. ... – Alonso Mvdarra, pub. ... - Alonso Mvdarra, pub. Iuan de Leõ, Sevilla, 1546. Iuan de Leo, Sevilla,
-
1546. (Brown, 1546 14 ) (Brown, 1546 14)
-
Premier Livre de Tabvlatvre de Gviterre, contenant plusieurs Chansons, Fantasies, Pauanes, Gaillardes, Almandes,
-
Bransles, tant simples qu'autres – Adrian le Roy, pub. Premier Livre de Tabvlatvre de Gviterre, Chansons
-
contenant plusieurs, fantasias, Pauanes e Gaillardes e Almandes e Bransles e qu'autres tant Simples - Adrian le Roy,
-
pub. le Roy & Ballard, Paris, 1551. le Roy e Ballard, Paris, 1551. (Brown, 1551 3 ) (Brown, 1551 3)
-
-
Brefve et facile instruction pour apprendre la tablature a bien accorder, conduire et disposer la main sur la guiterne
-
– pub. Brefve et instrução fácil fluidez apprendre la tablatura uma accorder bien, conduire et triturador la main sur la
-
guiterne - pub. le Roy & Ballard, Paris, 1551. le Roy e Ballard, Paris, 1551. (Brown, [1551] 4 ) (Brown, [1551] 4)
-
Second Livre de Gviterre, contenant plvsievrs Chansons en forme de voix de ville: nouuellement remises in tabulature
-
– Adrian le Roy, pub. Segundo Livre de Gviterre e contenant plvsievrs Chansons en forme de voix de ville: remises
-
nouuellement em tabulature - Adrian le Roy, pub. le Roy & Ballard, Paris, 1552, 1555 [=1556]. le Roy e Ballard, Paris,
-
1552, 1555 [= 1556]. (Brown, 1556 8 ) (Brown, 1556 8)
-
-
Tiers Livre de Tabvlatvre de Gviterre, contenant plusieurs Préludes, Chansons, Basse-danses, Tourdions, Pauanes,
-
Gaillards, Almandes, Bransles, tant doubles que simples – Adrian le Roy, pub. Tiers Livre de Tabvlatvre de Gviterre,
-
Prelúdios contenant plusieurs e Chansons, Basse-danses e Tourdions e Pauanes e Gaillards e Almandes e Bransles,
-
tant dobra simples que - Adrian le Roy, pub. le Roy & Ballard, Paris, 1552. le Roy e Ballard, Paris, 1552.
-
(Brown, 1552 3 ) (Brown, 1552 3)
-
Qvart Livre de Tabvlatvre de Gviterre, contenant plusieurs Fantasies, Pseaulmes, & Chansons: auec L'alouette,
-
& la Guerre – Gregoire Brayssing, pub. Qvart Livre de Tabvlatvre De Gviterre, fantasias contenant plusieurs e
-
Pseaulmes & Chansons: auec alouette L', e La Guerre - Gregoire Brayssing, pub. le Roy & Ballard, Paris, 1553.
-
le Roy e Ballard, Paris, 1553. (Brown, 1553 3 ) (Brown, 1553 3)
-
Cinqiesme Livre de Gviterre, contenant plusieurs Chansons a trois & quatre parties, par bons & excelns Musiciens:
-
Reduites en Tabulature – Adrian le Roy, pub. Cinqiesme Livre de Gviterre, Chansons contenant plusieurs à trois e
-
partes quatre, bons par e Musiciens excelns: Reduites en tabulature - pub Adrian le Roy. le Roy & Ballard, Paris,
-
1554. le Roy e Ballard, Paris, 1554. (Brown, 1554 4 ) (Brown, 1554 4)
-
Le Premier Livre de Chansons, Gaillardes, Pavannes, Bransles, Almandes, Fantaisies, reduictz en tabulature de
-
Guiterne – Guillaume de Morlaye, pub. Le Premier Livre e chansons de Gaillardes e Pavannes e Bransles e Almandes
-
e Fantaisies e reduictz en tabulature de Guiterne - Guillaume de Morlaye, pub. R. GranJon & M. Fezandat, Paris, 1552.
-
R. Granjon & M. Fezandat, Paris, 1552. (Brown, 1552 5 ) (Brown, 1552 5)
-
Le Second Livre de Chansons, Gaillardes, Padvanes, Bransles, Almandes, Fantasies, reduictz en tabulature de
-
Guiterne – Guillaume de Morlaye, pub. Segundo Le Livre chansons de e Gaillardes e Padvanes e Bransles e
-
Almandes, fantasias, reduictz en tabulature de Guiterne - Guillaume de Morlaye, pub. Michel Fezandat, Paris, 1553.
-
Michel Fezandat, Paris, 1553. (Brown, 1553 4 ) (Brown, 1553 4)
-
Le Troysieme Livre contenant plvsievrs Dvos, et Trios, auec la bataille de Ianequin a trois, nouuellement mis en
-
tabulature de Guiterne – Simon Gorlier, pub. Le Livre Troysieme contenant plvsievrs Dvos, et Trios, auec la bataille
-
de Ianequin a trois, nouuellement mis en tabulature de Guiterne - Simon Gorlier, pub. R. GranJon & M. Fezandat, Paris,
-
1551. R. Granjon & M. Fezandat, Paris, 1551. (Brown, 1551 1 ) (Brown, 1551 1)
-
-
Qvatriesme Livre contenant plvsievrs Fantiasies, Chansons, Gaillardes, Paduanes, Bransles, reduictes in Tabulature
-
de Guyterne – Guillaume de Morlaye, pub. Qvatriesme Livre contenant Fantiasies plvsievrs e chansons, Gaillardes e
-
Paduanes e Bransles e reduictes em tabulature de Guyterne - Guillaume de Morlaye, pub. Michel Fezandat, Paris, 1552.
-
Michel Fezandat, Paris, 1552. (Brown, 1552 6 ) (Brown, 1552 6)
-
Libro de Mvsica para Vihuela, intitulado Orphenica lyra. Libro de Mvsica parágrafo Vihuela, intitulado Orphenica
-
lyra. En [e]lq[ua]l se cõtienen muchas y diuersas obras. – Miguel de Fuenllana, pub. En [e] lq [ua] l si cõtienen
-
muchas y diuersas Obras -. Miguel de Fuenllana, pub. Seville, 1554. Sevilha, 1554. (Brown, 1554 3 ) (Brown, 1554 3)
-
Selectissma Elegantissimaque, Gallica, Italica et Latina in Guiterna Ludenda Carmina, quibus adduntur & Fantasie,
-
Passomezzi, Saltarelli, Galliardi, Almandes, Branles & simila, ... – pub. Selectissma Elegantissimaque, Gallica, Italica
-
et Latina em Guiterna Ludenda Carmina, Quibus adduntur & Fantasie, Passomezzi, Saltarelli, Galliardi, Almandes,
-
Branles & simila ... - pub. Pierre Phalèse, Louvain, & Jean Bellère, Antwerp, 1570. Pierre Phalèse, Louvain, Jean
-
& Belleré, Antuérpia, 1570. (Brown, 1570 4 ) (Brown, 1570 4)
Afinação
A afinação da guitarra renascentista não era tão padronizada o alaúde era naquele tempo. Alguns exemplos
são dados abaixo. Juan Bermudo (1555, León), sugeriu dois esquemas de afinação de um instrumento em "A", com oitavas
nos pares mais graves. Scipione Cerreto (1601, Nápoles) utilizou um sistema de afinação em "B", com as duas
seqüências do quarto par uma oitava acima do que se poderia esperar.
Note-se que o uso de nomes para instrumentos não foi muito consistente durante o século XVI, e algumas
ocorrências de palavras que são cognatos para o Inglês "guitarra" palavra moderna, especialmente o italiano
"chitarra", pode na verdade se referir a um instrumento de quatro cursos pequeno, com um corpo em forma de um
alaúde. O esquema de afinação napolitana apresentado acima, muito provavelmente, aplica-se a
um instrumento desse tipo.