Cuatro Venezuelano

 

 

 

 

O cuatro venezolano, também denominado cuatro llanero, cuatro tradicional, cuatro criollo ou simplemente cuatro, é um

instrumento de corda pulsada que possui quatro pares afinados na razão de: la1, re2, fa#2 e si1. Pertenece a familia das antigas

guitarras e guitarrilhas espanholas. É de tamanho reduzido e deve seu nome ao número de cordas que possui, a diferença de por

 exemplo do atual cuatro porto-riquenho, de cinco pares de cordas metálicas. É um instrumento típico e emblemático da música

 venezulana e da música colombiana, sua peculiar afinação totalmente ascendente é um elemento bastante distintivo e original,

 se utiliza tanto nos campos como nas grandes cidades, e pode executar-se como solista ou como instrumento acompanhante.

Suas cordas de nylon produzen un belo som, melancólico porém sobrio. É um instrumento típico e emblemático da música da

 Venezuela, também se encontra na Colombia, na música lanera que compartilham ambos países, como no joropo de

 los llanos o "joropo llanero", e outros ritmos dos Andes colombianos. Na Colombia é denominado cuatro llanero; quizás sua forma

atual se tenha gestado em parte nos atuais llanos colombo-venezulanos, sendo que na Colombia este instrumento está

 principalmente presente na música llanera, não obstante também se pode escontrar em outra música típica colombiana.

 Na Venezuela, se chama não injustamente cuatro venezolano posto que se executa quase a totalidade de gêneros musicais

folclóricos venezulanos: a gaita zuliana, o calipso de El Callao, os villancicos, os aguinaldos e a parranda, o galerón, o polo,

 a jota, a malagueña, os vals, o merengue, a música canhonera, a música campesina, o paso doble, a fulía, a tonada,

 a polca, o bambuco, o ritmo orquídea, o emblemático joropo de arpa, cuatro e maracas, entre outros.

 

Afinação

 

A afinacão canônica é:

 

la - 1ª oitava

re - 2ª oitava

fa# - 2ª oitava

si - 1ª oitava

 

Algumas das afinações normais antigas do cuatro são la1-re2-fa#2-si2 e sol1-do2-mi2-la2 em formas ascendentes.

As cordas que usava o cuatrista popular venezulano eram de duvidosa qualidade, construidas de tripas de animais, as

 quais não suportavam a tensão da corda mais aguda si2 afinada na segunda oitava, solucionando-se baixando esse si2 a si1

 na primera oitava obtendo deste modo, por um motivo mecânico-econômico, a afinaçãlo característica do

 cuatro venezolano. Atualmente as cordas dos cuatros são de nylon.

 

Execução

 

Normalmente se toca rasqueando as cordas. A afinação padrão não permite muitas saidas deste esquema, e as vezes é

necesario mudar a afinação para dar novas possibilidades melódicas, como no caso do cuatro solista.

 

Variantes

 

O cuatro tradicional possui variantes baseadas fundamentalmente no número de cordas e afinação.

 

Cuatro e meio

É um cuatro com uma corda complementar que se sujeita por uma cravelha na parte inferior do corpo. Não pode ser tocada, produz

 uma entonacão fixa e cumpre o papel de ressonador. Acualmente está em desuso.

 

Cinco

Se caracteriza por ser um pouco mais grande que o cuatro, e recebe seu nome devido ao número de ordens e afinação.

 A técnica de execução é igual a do cuatro. Se utiliza nos estados andinos da Venezuela (Mérida, Táchira e Trujillo)

 e em Lara, Carabobo e Falcón.

 

Cinco y medio

De mesma maneira que o cuatro e meio, agrega ao cinco uma corda denominada tiple, a qual aporta uma ressonância

 permanente, e é importante destacar que cai bem quando se toca.

 

Seis

É ligeramente maior que o cinco, com seis cordas, porém cinco ordens. É conhecido na região centro ocidental,

 especialmente nos estados Lara e Falcón. Se parece con a jarana mexicana em sua concepção e afinação.

 

Octavo

Apresenta oito cordas dispostas em quatro pares. É praticamente uma guitarra renancentista em desuso e que,

 nos últimos tempos, tem recibido vida das mãos do luthier carorenho Antonio Navarro. Também conhecido no estado

 de Táchira, Venezuela como Cuatrocho, resgatado pelo luthier Ramón Contreras.

 

Cuatro Monterol

Cuatro de caixa pequena, com cinco cordas; é utilizado no estado de Lara para animar o tamunangue. Monterol,

um luthier que viveu no início do século 20 no Estado de Lara e que alcançou fama como fabricante pela

 sonoridade de seus instrumentos. Uma característica especial do quatro de Monterol é o perfeito equilíbrio que

mantém junção e caixa. Além disso, a caixa é feita de 6 partes (2 frente, 2 traseiras e 2 lados

que fornece a base sólida, uma vez que os lados foram reforçados para aumentar a sonoridade.
 

Origem

 

O cuatro é um instrumento musical típicamente venezulano, de origen llanero, que consta, como indica seu nome,

 de cuatro cordas, as quais podem ser de tripa ou de nylon, e que se denominam de esquerda a direita: quarta,

 segunda, primera e terceira, ao peso que, musicalmente, correspondem os nomes de: LA, RE, FA# e SI.

Tem suas origens muito remotas. Aparece registrado no Irã e em Creta em forma ovoidal e quadrado. Há quem afirme

 que ja existía em 3.000 AC., porque foram encontrado instrumentos similares no Egito, que por sua vez são derivados

 de instrumentos caldeo-asirios. Surgiu na Espanha no início do século XIV com quatro ordens. Posteriormente foi

 Maestro Salinas ( maestro de capela dos reis católicos ) a adição da quinta corda e Vicente Espinel ( quen estabeleceu a

 forma estrófica atual da décima ) a adição da sexta corda no início do século XVII ( conhecida como bordão ou

 espinela ) dando origem ao violão atual. A música da época era contrapontística, Não se usava rasqueados.

Foi Carlos Amat, no final do século XVI, quem ensinou a tocar o cuatro da maneira típica em que agora se faz.

 O cuatro chegou a Venezuela com a conquista espanhola, e entrou pela cidade de Coro, que no século XVI era a

 cidade mais desenvolvida do país, donde existía a primera diocese, arquidiocese e música nas igrejas.

De Coro passa a El Tocuyo, Carora, Barquisimeto, Portuguesa e Barinas. Em crônicas de El Tocuyo e Carora se

 citam tocadores de guitarra o cuatro. Cumaná era a segunda cidade em importancia e é provável que por vía marítimo-fluvial

 se expandiu desde ali por toda a orinoquia. O missionário jesuita Miguel Alejo Shabel chegou a Barinas entrando por Borburata e

 em 9 de abril de 1705 escreveu a Miguel Angel Tamborino suas observações de 15 días de festas em homenagem a Santa Luzia

e Imaculada Conceição. Os cantos se acompanhavam com caixas, tamborins, harpas e guitarras.

 

Luthiers

 

Na Venezuela os cuatros com maior renome são os de Barquisimeto e Carora, produzidos pelas fábricas dos Irmãos Chirinos e

 de Javier Camacaro, no Catire, Tumayo,Tumayo filho, Elisaul Navarro, Albino Hernández, Luis Ramirez, assim como os de Antonio Cañas no

 Cumaná ( os preferidos de Alí Primera ). Também se encontram luthieres como Luis Ruiz "Gordation", quem fabrica instrumentos

 com fibra de vidro e madeira nobre, com resultados extraordinarios, Elis Pérez em Valencia e também Edgar Ramírez Roa

 de Seboruco, Estado Táchira, fabricam cuatros de altíssima qualidade. É possível que em outros lugares do país se encontre

 luthiers de alta qualidade como é na escola de música da sede da orquesta sinfônica do estado Aragua, na cidade de

 Maracay. Também em San Fernando no estado de Apure, ha um luthier chamado José Leonardo Jiménez que constrói

 cuatros de excelente som e qualidade, tanto com madeiras nacionais venezulanas, como com maderas mais finas e importadas.

 É importante destacar que os luthires de Chacao que trabalharam ali por muitos anos construindo e reparando instrumentos de

 cordas, entre os Luthieres mais destacados se encontram Melvin Colina, Rafael González e Claudio Lazcano.

 

 

Cuatristas virtuosos

  • Fredy Reyna: levou o cuatro a palcos internacionais e criou um método para sua execução em concertos.

  • Jacinto Pérez: Máximo exponente da moderna cuatristica venezulana, oriundo do estado de Vargas

  • Enio Escauriza: Docente, compositor e destacado solista da Escola Fredy Reyna, Autor do "Caderno de Estudos e Temas

  •  para o Cuatro solista da Venezuela, menção honrrosa, categoría Livro de Arte, Concurso Nacional do Livro 2005".

  • Hernán Gamboa: desenvolvedor da técnica de "rasgapunteo" ( rasgueo e ponteio ).

  • Cheo Hurtado (Asdrúbal José Hurtado): grande executante atualmente, quando toca o instrumento sua mão

  •  direita se move a uma velocidade maior que os olhos são capazes de perceber e sua mão esquerda continuamente

  •  rasqueia as cordas para cima e para baixo.

  • Leonardo Lozano: Um dos melhores executantes da rama cuatristica de Fredy Reyna, cuatrista e guitarrista

  •  de uma larga trajetória.

  • Jorge Polanco: Estreiou em uma adaptação do Concerto de Aranjuez com a Orquesta Múnicipal da Venezuela

  • Rafael "pollo" Brito: Desenvolveu uma técnica rítmica muito particular no instrumento, que é a marca registrada

  •  musical deste artista.

  • Eloy Miranda: Estudioso e pesquisador do cuatro. Baseia sua técnica e estilo no desenvolvimento de peças tradicionais

  • para o cuatro ( bolero, jazz latino, tango, ...).

  • Samuel Freites: Interpreta peças de gêneros como: joropo oriental, joropo llanero, merengue, mambo, entre outros. É muito

  •  reconhecido na cidade de Juan Griego. Atualmente esta em busca de novas ideias para realizar novos concertos.

  • Edward Ramirez: cuatrista dos grupos Kapicua e C4 trio.

  • Jorge Glem: conhecido como "O astronauta do cuatro".

  • Fermín Deyán: possui grande dominio na execução do Joropo Oriental, interpreta diversos gêneros musicais do

  • mundo como solista.

Executantes

 

Gualberto Ibarreto

Luis Alberto Blanco

Alí Primera

Violeta Parra

Simón Díaz

Enrik Maldonado

Luis Pino

Jorge Polanco

Gustavo Colina

Hugo Blanco

Raúl Landaeta

Julio Gil

Roy Jelinek

José Ángel Carrillo

Pablo Canela

Guillermo Flore

Gabriel Gacharná

Henry Linárez

Amado López («Cuatros y más cuatros»)

Wilfer Ramos

Jesús Madrid

Jorge Ball

Joan Castillo

Jorge Glem

Héctor Molina

González Juan

Carlos Capacho

Jimmy Alzuru Peña

Luis López

Hector E. Silva D.

Roger E. Castillo A.

Miguel Siso

 

 

Grupos

 

Serenata Guayanesa

El Cuarteto

Ensamble Manoroz

Quinteto Contrapunto

Ensamble Gurrufío

C4 Trío

Un Solo Pueblo

Ensamble 4 por Venezuela

 

Abaixo vídeo de cuatro venezuelano

 

 

 

 

 

 

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